FAQ’s SOTA

Nota prévia

As questões elencadas não são exaustivas.

Todas as questões adicionais que possam contribuir para esclarecimento de outros colegas são bem-vindas, tentando-se responder na medida do possível.

Agradece-se o envio de questões para o responsável pelo site papfc1@gmail.com

 

TNX es 73


P: Como é que me inscrevo no programa SOTA?

R: Não há qualquer inscrição no Programa SOTA. Contudo, é conveniente registar-se no site Sotawatch2 para poder fazer alertas ou um spots, caso pretenda ser um activador e site Database sota seja caçador ou activador, para registo dos QSOs e contabilização dos pontos.

Sugere-se a inscrição no site SOTA, onde existem links para os principais sites SOTA.


P: O que é um Activador [SOTA] ?

R: É o radioamador que, conjugando as caminhadas em montanha ou ao ar livre, faz comunicações com outros radioamadores a partir de referências ou cumes qualificados para o programa SOTA, nos termos do programa SOTA (energia independente de qualquer veículo, dentro da AZ, etc)


P: O que é um Caçador [SOTA] ?

R: É o radioamador que faz QSOs com activadores que se encontram em cumes qualificados para o programa SOTA, nos termos do programa SOTA e regista esses contactos na base de dados SOTA.


P: Sendo Activador [SOTA], só contam os contactos feitos com os Caçadores ou qualquer QSO conta ?

R: Qualquer QSO feito a partir de um cume SOTA (activação) conta, desde que seja legítimo (no âmbito do Programa SOTA).


P: Sendo Activador [SOTA], verifiquei que uma referência SOTA próxima do QTH já foi activada. Isso significa que já não a possa activar neste ano civil?

R: Pode activar essa referência. Cada Activador pode activar qualquer refª SOTA as vezes que entender, podendo pedir os pontos de cada cume SOTA apenas uma vez por ano, desde que faça, no mínimo, 4 QSOs.
Os pontos são atribuídos automaticamente com o registo do Log na base de dados SOTA


P: Subi de categoria. Isso quer dizer que tenho de começar tudo outra vez (como Caçador ou Activador) ?

R: Não. As pontuações são contadas para todos os seus indicativos válidos.


P: Se me acontecer algo ao fazer uma actividade SOTA, qual a responsabilidade do programa ?

R: Nenhuma. Todas as atividades no âmbito do programa SOTA são feitas por conta e risco do radioamador participante.


P: O que é o MT ?

R: MT é o acrónimo para Management Team, ou equipa de coordenação. O MT é responsável por manter o programa SOTA (internacionalmente), garantindo que as regras, em cada Grupo, são mantidas, que os cumes qualificados cumprem os requisitos e validando as referências propostas para cada cume SOTA.


P: Ao fazer, pela segunda vez, no mesmo ano, a activação de um ponto SOTA não me foram atribuídos os pontos correspondentes. porquê ?

R: Os pontos referentes a cada cume SOTA activado são atribuídos apenas uma vez em cada ano civil.


P: O que é um alerta ?

R: Um alerta é uma previsão informa que um radioamador irá fazer uma activação num determinado cume (CT/DL-003), numa determinada data e hora (10/12/2014 15h30), usando uma ou várias frequências ou bandas e modos (7-cw, 14-ssb, 2-fm).

alerta 1alerta 2


P: O que é um spot ?

R: Informa que um radioamador está fazer uma activação num determinado cume (CT/DL-003), naquele momento, usando uma frequências e modo (7,031, CW)

É factual: Está a acontecer!

O spot pode ser colocado por:

  • Activador
    • utilizando internet (app ou site) no telefone ou por SMS
  • Outro radioamador que escute ou contacte com o activador
    • No site Sotawacth
  • Utilizando APRS
  • RBNhole
    • Automaticamente (apenas para CW)

spot 1


P: O que é o RBNGate e o RBNHole ?

O RBNGate e o RBNHole cumprem a mesma função. O primeiro é uma plataforma que foi escrita pelo Eric, K6UJ (SK) e que foi substituida, recentemente, pelo RBNHole, feito pelo Andrew, VK3ARR.

O que a plataforma informática faz é relacionar as estações que são escutadas num dos skimmer (rx banda larga) do Reverse Beacon Network , com os alertas do Sotawatch.

Caso a estação tenha feito um alerta e tenha sido escutada, o RBNHole faz um spot automático de activação no Sotawatch.

Como é bom de ver, isto apenas funciona para CW, RTTY e PSK e apenas quando os activadores fazem um alerta (antecipado) acerca da referência SOTA que vão activar.

Exemplo de spots automáticos pelo RBNHole:

RBNHole_2


P: Sou um novo Caçador SOTA. Ontem fiz um QSO com o ponto SOTA CT/ERS-999. Alguém está a activá-lo, também, hoje e fiz também um QSO com esta refª SOTA.Serão contabilizados os pontos de hoje , sabendo que os de ontem já foram contabilizados ?

R: Sim. A um Caçador SOTA serão contados os pontos correspondentes à refª em apreço, uma vez em cada dia. QSOs com o mesmo cume SOTA, no mesmo dia, são contabilizados apenas uma vez, mesmo que sejam feitos contactos com diferentes activadores nesse dia, estando eles nesse cume SOTA.


P: Devo registar uma activação, mesmo não tendo feitos os 4 QSOs para obter os pontos ?

R: Sim. Deverá sempre registar os QSOs porque só assim se permitirá, em caso de necessidade, que o MT que os Caçadores recebam os pontos e


P: Activei uma referência SOTA pelas segunda vez este ano mas os pontos não foram contabilizados. Há alguma razão para isto ?

R: Sim. Os pontos referentes a cada cume SOTA activado são atribuídos apenas uma vez em cada ano civil.


P: Activei uma referência SOTA a meio deste ano. Percebi que se esperasse até Dezembro teria direito ao bónus de 3 pontos, relativo ao período de inverno. Tenho de esperar até ao próximo ano para activar o cume SOTA em apreço e somar os 3 pontos de bónus de Inverno ?

R: Não. Se activar novamente o cume SOTA em Dezembro, não lhe serão contabilizados os pontos relativos à referência SOTA mas ser-lhe-ão creditados os 3 pontos do bónus de  Inverno.


P: Tenho que associar-me a um Grupo SOTA para poder fazer alertas e spots, pois gostava de informar quando e que cume SOTA vou activar ?

R: A resposta é não. Tudo o que tem de fazer é registar-se no site Sotawatch2 e fazer login quando quiser fazer um alerta ou um spot.


P: Posso usar o símbolo SOTA nas minhas QSL e no meu website ?

R: Sim. Pode-se usar o símbolo SOTA sem pedir permissão ao MT desde que este não seja utilizado para fins comerciais ou lucrativos, o que requer a aprovação do MT.


P: Vou para férias fora do país. O país que vou visitar ainda não tem nenhum Grupo SOTA e, por isso, não tem quaisquer cumes SOTA referenciados. Poderei activar alguns cumes

R: A falta de um Grupo SOTA implica que quaisquer actividades não serão contabilizadas como actividades SOTA. Mesmo que, à posteriori, um Grupo SOTA venha a ser constituído no país em causa e os cumes sejam referenciados nenhuma pontuação será atribuída.


P: O cume SOTA que quero activar tem um sinal indicando que é propriedade privada. Quer isso dizer que não posso activar essa referência SOTA e, nesse caso afirmativo, porque é que este cume está referenciado como cume SOTA  ?

R: Se qualquer parte da Zona de Activação (AZ) estiver fora dos limites da propriedade privada é possível activar esta referência SOTA desde lá. Caso contrário, apenas se poderá activar este cume com a autorização do proprietário e/ou rendeiro do terreno. As referências SOTA estão na lista porque cumprem os requisitos SOTA e porque, com o tempo, a questão dos acessos pode mudar.


P: O que é a Zona de Activação (AZ) ?

R: Por vezes não é confortável operar uma estação de radioamador no ponto mais alto de uma referência. Podem existir estruturas, podem estar demasiadas pessoas ou radioamadores nesse cume, podem existir estações de rádio (QRM…), etc.

Assim, as regras do Programa SOTA permitem que a posição do radioamador seja mudada do cume para um qualquer local que esteja dentro da AZ cujo o limite se define como sendo a curva de nível, correspondendo à máxima distância vertical definida abaixo do ponto mais alto do cume (25 m abaixo do cume).

AZ Pico
O plano a azul está 25 metros abaixo do cume, definindo a curva de nível (vermelha) que delimita a Zona de Activação (AZ)

P: Penso que encontrei um cume que não está referenciado como cume SOTA mas que deveria de estar. Esta referência pode ser incluída no conjunto dos cumes SOTA ?

R: Sim. O Coordenador Nacional (Manuel Marques, CT1BWW) deverá ser contactado para o efeito, dando-lhe todos os detalhes desse cume. Se ele validar que esse cume tem os requisitos para ser incluído no conjunto dos cumes SOTA, será incluído na próxima actualização de referências SOTA. Não obstante esta circunstância, o cume não será válido até lhe ser atribuída a referência SOTA, ou seja, seja integrado no conjunto das referências, publicadas em na lista de cumes de Portugal Continental, Madeira ou Açores.


P: Verifiquei que os dados de um cume SOTA parecem estar incorrectos. Como se deve proceder para corrigir esta informação ?

R: Deve contactar o Coordenador Nacional (Manuel Marques, CT1BWW) deverá ser contactado para o efeito, dando-lhe nota de todas as informações que estão incorrectas. Se a informação for validada, a correcção será feita na próxima actualização das referências SOTA.


P: Na minha última activação realizei alguns QSOs via satélite. Estes QSOs são válidos no âmbito do programa SOTA ?

Q: Foi decidido que os QSOs utilizando satélites -embora sejam, também, repetidores – seriam válidos no âmbito SOTA, atenta a enorme diferença entre este tipo de QSOs e os QSOs via repetidores terrestres, que não são válidos.


P: Sou um radioamador deficiente e gostaria de activar os cumes SOTA mais acessíveis. Necessito de utilizar uma mobility scooter para chegar à zona onde montarei a minha estação. A utilização da scooter faz com que a activação não seja válida ?

Q: No caso dos deficientes, o MT decidiu que poderia dar uma permissão especial para a utilização das mobility scooter ou cadeiras de rodas eléctricas, embora operar a partir de um carro ou veículo motorizado – com excepção das mobility scooter e das cadeiras de rodas eléctricas – continue a ser contra as regras SOTA e invalide a activação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s