Revisão do programa SOTA Portugal concluída

No sábado, 01 de abril de 2023, entrará em efeito uma nova lista de referências SOTA Portugal resultante da primeira revisão aprofundada do inventário de cumes do território continental que qualificam para este programa internacional.

Entre os vários resultados alcançados nesta revisão, destaca-se a correção das toponímia e outros atributos de mais de 70% dos cumes existentes na base de dados, em conformidade com informações oficiais, nomeadamente cartas militares e outras fontes oficiais, nacionais e internacionais.

Neste processo de revisão foram acrescentados 49 novos “summits”, sendo que vários deles substituem alguns (mas não todos) cumes entretanto desativados.

Nesta lista constam, também, 12 referências desativadas por não estarem em conformidade com várias da regras do programa, nomeadamente a proeminência de 150 metros (P150).

Em suma, o programa terá 37 novas referências ativas (qualitying summits) SOTA em Portugal continental, elevando o número total de 236 para 273.

Este processo de revisão foi realizado ao longo dos últimos seis meses por Rui Oliveira CT7ALW e Paulo Teixeira CT2IWW, contando, ainda, com a valiosa colaboração dos coordenadores regionais (regional managers) Carlos Gomes CT1HIX, Nuno Freitas CT2IUV, António Cardoso CT1MH e João fragoso CT7ABE.

O projeto foi posteriormente revisto e aprovado pelo Management Team do programa Summits on the Air.

A revisão entra em efeito no dia 01 de abril, com a publicação da nova lista de referências SOTA Portugal no portal oficial do programa.

Recordo que os cumes desativados permanecem na base de dados, assegurando, assim, os pontos entretanto recebidos em anteriores ativações.

O último dia em que estarão ativos será 31 de março de 2023. Logs de ativações decorridas durante o período em que estas 12 referências estiveram ativas continuarão a poder ser submetidos.

Paulo Teixeira CT2IWW, coordenador nacional do programa SOTA Portugal

Deixe um comentário